quarta-feira, dezembro 21, 2005

Veneza Maravilhosa !

(Veneza)

Enfim conhecemos Veneza. Ela é unica ! Pena que ficamos apenas 5 horas por la.
A cidade é incrustada numa ilha, cheia de canais. O maior deles (ao lado, na foto), o Grand Canale, é uma via de navegaçao para barcos e para os "vaporettos" - lanchas de transporte que pegamos para chegarmos ao centro da cidade.
Estranho como as aguas dos canais que cortam Veneza chegam perto das portas. Existe um controle rigoroso da maré por la que garante que as pessoas nao levem susto quando chegarem em casa !
Desembarcamos na Piazza San Marco. Ela é rodeada de prédios historicos, o mais impressionante é a Catedral de San Marco, toda coberta de marmore.
Estar em Veneza é simplesmente o apice de todo o turista na Europa. Confesso que me emocionei e chorei quando cheguei na praça. Todo aquele explendor, toda aquela beleza e aquela historia estampada em cada parede de cada prédio me emocionou profundamente. Nao poderia nunca ter deixado de colocar Veneza no nosso roteiro de viagem - teria sido um verdadeiro sacrilégio !

Um espetaculo a parte sao os pombos da praça... isso mesmo .. os POMBOS. Mesmo estando rodeado da maravilhosa arquitetura humana, foram os pombos que nos tomaram mais tempo por la.
Por €1, se compra um saco com milho. So em comprar, a gente ja percebe como eles estao condicionados: eles vem ao nosso encontro, sobem no nosso ombro e na nossa cabeça pedindo a sua raçao.
Entao, as pessoas se divertem verdadeiramente dando milho aos pombos, e sao milhares deles que, de forma famigerada, vem em cima da gente piando e simpaticamente pedindo comida. Parece gente de tao ensinados !
Esse foi o espetaculo ludico vivido em Veneza !
Enfim, se existe bicho simpatico em Veneza sao os pombos, porque os gondoleiros... "porco cani" ! Que gente mais grossa ! Primeiramente eles vem com toda a simpatia do mundo nos oferecer um passeio de gondola. Depois, de forma insistente, tentam nos empurrar esse passeio.
Chegaram a nos ofertar €150 um passeio. Nem negociando eles abaixam de €60 ! Entao, se a gente recusa, eles sao grossos. Sintam a conversa com o "cappo" dos gondoleiros:
- Um passeio de 45 minutos custa €80;
- Muito dinheiro. So queriamos tirar umas fotos. Dois minutinhos até ali na frente, quanto faz ?
- Nao trabalhamos por minutos, mas por passeio. O passeio minimo é de €60 para estudantes.
- Entao nao queremos
- Entao nao vao ter fotos em gondolas !

Sentiram né ? Pois bem. Como todo o brasileiro tem seu jeitinho, na volta para os trens, passamos numa ruela que tinha um canalzinho e um gondoleiro parou para descer um casal. Conversei bem com gondoleiro e ele nos deixou entrar e tirar essa foto por apenas €10. Como era mesmo so o que eu queria, valeu a pena.
E tivemos a tal da foto na gondola. E viva o jeitinho brasileiro !