domingo, dezembro 18, 2005

Ciao Roma !

(Roma)

Hoje, para nos despedirmos de Roma, fizemos um walking tour realmente muito longo. Vamos tentar comentar um pouco de cada etapa do tour, com algumas fotos.
Primeiramente partimos do hostel pela Praça da Republica em direçao ao centro da cidade. Nossa primeira parada foi na Fontana de Trevi. De longe ja dava para ouvir o som da agua na fontana, e a primeira imagem foi realmente emocionante.
Lembro-me que papai falava muito neste monumento, e me recordei dele contando a respeito. A pena é que, como a praça onde a fontana se encontra é rodeada de prédios, e como em dezembro o sol (principalmente aqui na Europa) viaja muito baixo na linha do horizonte, o monumento ficou coberto de sombra.
O que impressiona sao os detalhes das esculturas na fontana. Os artistas antigos realmente conheciam a natureza e a anatomia humana praticamente como médicos.
Sempre achei os modernistas meio... preguiçosos.. em fazer apenas arte por arte - a arte dos antigos era realmente uma copia da realidade !
No meio do caminho, encontramos varias lojas de souvenirs a respeito do Pinochio.. creio que ele foi uma pessoa famosa aqui em Roma (risos).. tirei até uma foto com o amigo mentiroso !
Depois de passarmos pelo Palacio Chisi e pelo Templo Adriano, duas paradas obrigatorias na Via di Petra, chegamos ao Pantheon.
Sua arquitetura é divina. A cupula alta com uma abertura ilumina bem o interior em estilo gotico, com varias esculturas (como sempre perfeitas) e um altar bem caprichado, afinal o prédio é uma igreja.
Ficamos pouco tempo la dentro, curtindo um orgao bem tocado, pois fomos expulsos para começar uma missa.




Em seguida chegamos a Piazza Navona. Cercada de prédios renascentistas, a praça tem uma feirinha bem interessante, com varias tendas de coisas de tudo o que é tipo: de giocci, regali, comida... tinha de tudo.
Comemos uma espécie de rosca quente, com açucar por cima, muito parecido com o sonho brasileiro, que era muito comum por la. Praticamente um almoço !
Descemos a Via Vittorio Emmanuele até a Via Del Corso - a Filipe Schmidt de Roma - mas com lojas exclusivas do Emporio Armani, Dior, Chanel, Dolce&Gabana, Diesel, e perfumarias com modelos de todas as melhores marcas do mundo. A Samanta se perdia com tanta vitrine.
- "Nao precisa ficar olhando pra tras, Samanta"
- "Nao estou cuidando de ti nao... estou olhando as vitrines !"



Subindo os 1.5km da Via Del Corso, chegamos na Piazza de Popolo.
Guardado por dois prédios cupulares e por um arco, a praça estava realmente muvucada hoje. Tinha uma feira e alguns espetaculos em prol de pessoas portadoras de deficiencia.
Partindo da Piazza del Popolo, fomos em direçao a Piazza D'Spagna, voltamos a Fontana de Trevi para comprar uma Lupa di Roma de recordaçao.
Nossa ultima parada, para nao deixar de passar por la, foi o Teatro dell'Opera.
Estava fechado, uma pena, pois gostaria de tirar uma foto para levar para minha irma (Wendie, desculpe mas nao deu para entrar).
Roma vai deixar lembranças como uma cidade com varias facetas: a Roma Antiga, com seus monumentos destruidos pelos séculos de historia; a Roma Crista, com suas igrejas medievais; a Roma da Unificaçao, com palacios imponentes marcando a unificaçao de um pais sofrido.

Ciao Roma !!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Pena não ter conseguido falar mais com vocês hoje...
No próximo "plantão" eu não vou dormir!
A Samanta deve ter ficado MALUCA na Via Del Corso né? Ela não bateu nenhuma foto na frente dessas lojas maravilhosas? "Come Nó"?!
Se eu tivese ganho na mega sena ontem, iriamos passar o natal ai com vocês, ahahaha...
As fotos como sempre estão lindas, o Werter tá uma gracinha ao lado do pinóquio.
Rumo a Verona então..
Beijos.

Anônimo disse...

As fotos estão muito massa. Imagino a deslumbração de vç vendo todas estas maravilhas.
Verona- não esqueçam de mandar mil beijos de saudades na Bea.
Só pra ilustrar: o livro do boneco de madeira foi escrito em 1881 por Mario Collodi escritor italiano.
Amo vçs. Beijocas

Anônimo disse...

Loucura.....estou emocionado...Roma é tudo!!
Chisi, pantheon, popolo...que loucura!! Pena mesmo não que lesse o AED!!
"marcus agrippa fez isso..." atrás da samanta...
muito 10!!
Não encontraste a west ponente mas achasse o indicador do Sol, que simboliza o fogo, um dos 4 elementos (terra, fogo, água e ar")
Abraços, boa viagem

Anônimo disse...

ah, a west ponente indica o ar...


Obs.: Ler Anjos e Demônios...

Anônimo disse...

"Marcus Agrippa, cônsul pela terceira vez, construiu isso."

Inscrição do panteão...

Anônimo disse...

Aquela abertura no teto do panteão a qual se referisse era a "Saída dos Demônios"...